sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perfil dos Estudantes

Apesar da estrutura física da escola ser tão favorável, a comunidade é bem desfavorecida. Muitos alunos moram em condições subumanas, sem a menor higiene, inclusive em acampamentos de sem-teto. Há relatos constantes dos pais que a única fonte de renda é o bolsa família. As exceções ocupam-se de afazeres como manicure, ajudantes de pedreiros (inclusive mulheres), diaristas, cuidadores de idosos, etc.

A estrutura familiar é bem diversificada, principalmente no que diz respeito ao modelo global. É raro encontrar na nossa comunidade famílias formadas por pai, mãe e filhos. Na maioria dos casos a criança é criada somente pela figura feminina seja ela mãe, tia ou avó.

As maiores dificuldades encontradas no processo ensino e aprendizagem se diz respeito ao acompanhamento dos pais, alguns por dificuldades de leitura, outros por demandas financeiras e pessoais e ainda outros por terem uma visão equivocada da função da escola, acreditando ser esta um depósito de crianças e as professoras meras babás.

Com isso ocorre um desgaste grande por parte dos professores ao tentarem conscientizar os alunos da importância de estudar. Muitos alunos não se sentem na responsabilidade nem de levar lápis, borracha e caderno para a escola. A organização e higiene pessoal é algo que precisa ser lembrado e incentivado sempre nos momentos de acolhida, realizados diariamente na escola.

A disciplina, dentro do ambiente escolar, tem sido conquistada a curtos passos, através de insistentes intervenções como diálogo com pais e alunos, músicas, atividades artísticas, negociações e acordos. Nesse quesito, temos tido certo êxito que estatisticamente vem sendo comprovado.

A prática de esportes poderia ser uma aliada da escola, todavia, os apelos midiáticos têm prendido nossas crianças aos televisores e computadores, impelindo-os a reproduzirem o que a mídia de forma indiscriminada, apresenta como correto. Daí, vemos nossas crianças abrindo mão dos esportes para estarem em ‘lan houses’, namorando ao invés de estarem estudando, se envolvendo em brigas fora da escola e desperdiçando sua infância.

Em fim, a clientela que atendemos é muito especial e cheia de potencialidades que traz consigo uma história de luta e superação, mas que precisa ter a sua auto-estima resgatada e sua capacidade evidenciada.


Da esquerda para a direita: Helena Galvão (vice-diretora do matutino), Edivânia (ex-professora da escola) e Letícia Pereira(diretora geral da escola).

Estrutura Física da Escola

A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus é uma escola privilegiada por não ter problemas de depredação e ter muitas dependências, possui oito salas de aula amplas, arejadas, azulejadas e em excelente estado de conservação. Por conta da crescente evasão e introdução da aula de Artes Plásticas no cotidiano escolar, uma dessas salas foi transformada em Ateliê de Artes, onde os alunos têm a oportunidade de produzir conhecimento e expô-los de maneira adequada. Além desse espaço diferenciado temos 1 laboratório de informática, no qual poucas aulas são ministradas por conta da dificuldade de muitos professores dominarem a informática. Temos 1 biblioteca, um palco que denominamos de anfiteatro, cantina, um refeitório adaptado, sala dos professores, secretaria, despensa, almoxarifado, diretoria e depósito de panelas. A área externa é bem interessante, no entanto, parte dela, no momento, está servindo de estacionamento e outra parte está ociosa em decorrência da dificuldade de conseguirmos parceiros para desenvolvermos alguns projetos que estão no nosso plano de ação, como a criação de uma horta.

Caracterização da Escola

A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus está localizada no Uruguai, bairro periférico de Salvador, foi fundada em 1969 pelo governo do estado da Bahia e traz uma bela história na vida da comunidade local. Bela, pelas experiências compartilhadas por tantos ex-alunos que ao trazerem seus filhos relembram os momentos vividos no nesse espaço e a importância que as professoras desta escola tiveram em suas vidas.

A unidade escolar desde a sua criação passou por algumas reformas no governo de Antônio Carlos Magalhães e César Borges o que a tornou muito mais aprazível para a sua clientela.

No ano de 1998 a escola passou a ser administrada pela então Secretaria Municipal de Educação quando do cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que responsabiliza o município pela oferta e gerenciamento do ensino fundamental.

Desde então, muitas conquistas foram concretizadas, como a eleição para diretor, que só se tornou realidade nesta escola com a sua municipalização.

Esta é a Nossa Escola Hoje

A Escola Carmelitana do Menino Jesus é uma escola em estado de transformação.
Uma nova gestão começou a trabalhar e a cara da escola começou a mudar.
Transformações, mudanças, desequilíbrio, estas são as palavras que hoje rondam nossa escola.
E estas palavras revelam intenções e corações. Intenções boas ou más. Corações dispostos ou acomodados.
Esta é a fase do teste em que saberemos com quem realmente se pode contar e quais pessoas estão comprometidas com o processo educativo ou com os seus próprios interesses.
A escola hoje quer, mais do que nunca, se estabelecer e ser reconhecida como um espaço em potencial para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos do bairro do Uruguai.
A escola Carmelitana do Menino Jesus que ser hoje, mais do que nunca,  objeto de desejo de todos aqueles que entendem ou querem descobrir o poder da Educação.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Minha primeira imagem

Minha primeira postagem

É a primeira vez que me arrisco a elaborar algo tão tecnológico.As pessoas dizem ser tão fácil. Espero que realmente seja e que o objeitvo para qual esse blog foi criado seja alcançado.
Beijos no coração de todos.